Em busca de novos amigos? Use as redes sociais

Depois de certa idade, nem sempre é fácil criar novos laços de amizade. As redes sociais podem ajudar e muito. Aprenda como fazer isso de um jeito seguro e divertido.

As redes sociais são uma mão na roda para quem busca saber o que está acontecendo no mundo e ainda quer encontrar amigos com gostos parecidos com os seus. O único cuidado é evitar viver tudo na esfera virtual e esquecer que as relações se constroem na convivência diária. “O ideal é que uma amizade originada na internet seja levada para a vida real. Dessa maneira, conseguimos nos beneficiar das várias possibilidades de encontro que a web nos proporciona”, orienta a psicóloga clínica Viviane Lajter Segal, do Rio de Janeiro.

Confira a seguir, sugestões para ampliar sua rede de relacionamentos e, quem sabe, até encontrar um novo amor.

1. Procure comunidades com assuntos do seu interesse 

É muito mais fácil iniciar uma conversa com quem tenha afinidade com seus gostos, não é mesmo? Se você não souber por onde começar, procure alguém que já faça parte de um grupo do seu interesse. Caso você não conheça ninguém, tente participar de grupos privados que são um pouco mais seguros do que os públicos, nos quais qualquer pessoa pode entrar.

2. Crie seu próprio grupo 

Se você gosta muito de um determinado tema, nada mais simples do que criar sua própria comunidade no Facebook e convidar seus amigos para fazerem parte dela. Divulgue para outros usuários nas redes que frequenta para atrair mais seguidores e não deixe de espalhar a novidade entre seus amigos e conhecidos.

3. Apresente-se

Ao iniciar sua participação em um novo grupo, conte um pouco sobre você. Diga seu nome, qual sua cidade, e conte o que está buscando.  Porém, nada de expor sua vida pessoal com fotos e informações muito particulares. A segurança vale muito nos dias de hoje. A medida que for se sentindo mais confortável, forneça mais alguns detalhes pessoais se achar necessário.

4. Mostre que o outro também é importante

Faça perguntas para conhecer quem está do outro lado. Mas atenção: precisam ser questões pertinentes e que não deixe ninguém constrangido. Seja atencioso e um bom ouvinte e também fique aberto a responder perguntas.

5. Alimente o novo relacionamento

Se você achar que vale a pena, procure manter o relacionamento “vivo”. Comente com rapidez o post do seu amigo e as mensagens que eventualmente ele mande para você. Demorar para responder pode demonstrar falta de interesse. Lembre-se que estar presente, com curtidas e comentários, é um bom jeito de sempre ser lembrado e incentivar seu amigo a dialogar com você.

6. Do virtual para o real

Depois de um tempo de conversas pela rede, avalie se está na hora de transformar a amizade virtual em real. O encontro deve acontecer em um lugar público, como shopping ou restaurante e até mesmo em grupos para que ambos se sintam seguros.

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ e publicado originalmente no site Senior Social 

Senior Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *