Geek? Eu? Perca o medo da tecnologia e divirta-se…

Até algumas décadas atrás, o termo “geek” era meio pejorativo. Nasceu no mundo do circo e designava os “esquisitos”, um grupo imenso de gente que incluía desde os palhaços bobalhões até os selvagens comedores de cobras. Mas isso foi lá no início do século passado e você pode esquecer porque desde 1983 “geek” virou sinônimo de gente muito antenada, que antecipa tendências, adora tecnologia e, de modo geral, é apaixonado por alguma coisa desse “novíssimo mundo novo!”

E é esse o convite que vamos fazer para você: que tal perder o medo da tecnologia e usá-la para tornar sua vida mais rica e interessante? Transformar-se em um (ou em uma, porque a palavra é masculina e feminina) “geek 50+” pode ser uma excelente meta para 2017! Veja a seguir algumas dicas de “coisas” do mundo da tecnologia que podem ajudar você a fazer uma revolução na sua vida!

1. Os MOOC (cursos online abertos para todos)
Seu sonho sempre foi fazer uma faculdade ou um segundo curso, mas faltou tempo, dinheiro ou disposição? Pois saiba que é possível fazer cursos completos de graça, em português. Sites como o Coursera e o Veduca oferecem cursos em diversas áreas, é só entrar no site, que é bem fácil de navegar, e escolher. Além de universidades como Harvard e Michigan, instituições brasileiras, como a USP e a FGV, também oferecem esse tipo de cursos online, chamados MOOC, abreviação de “massive online open courses” ou cursos online abertos para todos numa tradução livre. Informe-se no site https://www.mooc-list.com/countrys/brazil

2. Os novos companheiros: e-readers
Todo mundo sabe que virar páginas de livros impressos é uma experiência fascinante e ninguém quer perder isso, OK? Mas dê uma chance para os e-readers. Eles têm o tamanho de um livro de bolso, não pesam nada, armazenam milhares de livros e são facílimos de manejar! Além disso, permitem algum tipo de customização como aumentar o tamanho das letras, iluminar a tela para você ler com mais facilidade ou para quem ama ler à noite, mas incomoda o parceiro com a luz do abajur. No Brasil, estão à venda o Kindle, da Amazon, o Kobo, da Livraria Cultura, o Alfa, da Positivo, o Lev, da Saraiva.

3. As incríveis rádios online
Deu vontade de ouvir aquela música que tocava nas matinês de sábado, na década de 1970? Lembrou de um artista favorito e quer (re)lembrar alguma música dele? Quer saber o que é sertanejo universitário para poder conversar com seu neto? Nos serviços de rádio pela internet isso tudo é mais fácil e rápido do que achar seu velho CD favorito na estante. Basta acessar um deles, colocar o nome da música ou do artista e clicar, simples assim. A maioria oferece uma versão de graça e você pode adquirir a versão paga (que em geral disponibiliza serviços adicionais) apenas quando se acostumar e se apaixonar. Ainda é possível ouvir as rádios no smartphone ou no tablet. Spotify (www.spotify.com/br/) e Apple Music tem milhões de músicas esperando por você.

4. O novo jeito de assistir TV: sob demanda
Assistir a filmes e séries na hora em que a emissora de TV decide? Esqueça! Com serviços como a Netflix e a NetNow, você paga uma mensalidade e tem acesso a um universo cada vez maior de programas, séries, filmes e desenhos animados, com a vantagem de poder assistir na hora que quiser. E você nem precisa estar na sala, os serviços funcionam no smartphone, nos tablets e no seu computador.

5. Compras online: shoppings lotados nunca mais!
Há alguns anos dava medo fazer compras pela internet: fraudes, crimes online, falta de segurança… De lá para cá tudo mudou e fazer compras online é uma alternativa cada vez mais usada pelos consumidores antenados… fácil, rápido, seguro e você avalia com calma os produtos, sem pressão do tempo ou do cansaço das pernas. Algumas lojas, inclusive disponibilizam consultores online para ajudar na hora de tirar dúvidas. Comprar passagens e pacotes turísticos online por exemplo é mais simples do que ir até uma loja e a maioria dos sites oferece a possibilidade de você comparar valores, além de comentar se curtiu ou não determinado serviço. O resultado é que sites o TripAdvisor, estão virando referência na hora de escolher companhias aéreas, hoteis, restaurantes. Não dá para viajar sem consultar o que os outros viajantes estão recomendando!

6. Aprenda a fazer, fazendo
“Não sei fazer” não é mais desculpa para nada hoje em dia! De como instalar um chuveiro elétrico até preparar uma receita típica da Croácia, os tutoriais na internet ensinam passo a passo de praticamente tudo que você conseguir imaginar. Em texto, fotos e vídeos para todos os estilos de aprendizes! Experimente o WikiHow, um site colaborativo que se propıe ensinar a fazer literalmente qualquer coisa.

7. A internet das coisas (IOT): monitores de atividades físicas e outros gadgets inteligentes
Das pulseirinhas que marcam quantos passos você andou ao longo do dia e quanto de calorias gastou e que avisam quando você precisa tomar seu remédio até óculos que disponibilizam informações adicionais sobre qualquer coisa para a qual você esteja olhando (imaginem como as visitas aos museus serão muito mais divertidas!), a Internet das Coisas (IoT) ainda está apenas no início, mas promete uma revolução. Nike+ Sportwatch e Fitbit oferecem as pulseiras inteligentes e os primeiros carros que andam sem motoristas já estão em teste nos EUA. Geladeiras, TVs, celulares estão cada vez mais “espertos”. Os assistentes de voz do seu smartphone, como Alexa (Android) e Siri (iOS), por exemplo, conseguem monitorar remotamente coisas como o aparelho de som da sua casa e respondem às mais variadas questões. E isso é só o começo do que prometem fazer! Aguarde!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *