Os melhores produtos para suavizar os sinais do tempo

Se os cremes anti-idade ainda não fazem parte da sua rotina de beleza, alto lá! Eles ajudam, e muito, a combater os sinais do tempo. Melhor ainda se estiverem associados ao uso constante do filtro solar.

Os tratamentos cosméticos para minimizar os sinais do tempo evoluíram demais nos últimos e, sem exagero, podem até retardar aquela cirurgia plástica. Porém, por mais poderosos que eles sejam, não se deve dispensar os cuidados diários com hidratação, nutrição e proteção solar.

Responda rápido: qual o produto mais poderoso para evitar rugas? Se você respondeu o creme nutritivo, errou. “O creme antirruga mais importante de todos é o protetor solar”, afirma a dermatologista Vivian Barzi Moreira, de São Paulo. Sabe por quê? Pois ele protege a pele do envelhecimento causado pela ação externa da radiação ultravioleta. Por isso, faça chuva ou faça sol, em casa ou no escritório, literalmente, é necessário incorporar à rotina o uso do filtro, com fator 30 pelo menos.

Porém, lembre-se que o filtro sozinho não faz milagres. É preciso incluir na sua rotina de beleza produtos com ação hidratante, nutritiva e antioxidante só para citar alguns exemplos.

Seja como for, pouco adianta ter a mão um arsenal tão poderoso se ele não for indicado para o seu tipo de pele. Principalmente, a partir dos 50 anos quando as manchas estão mais evidentes e o processo de envelhecimento se torna mais aparente por causa da diminuição das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.

Por isso mesmo, não deixe de consultar um profissional para que ele indique um tratamento anti-idade sob medida para suas necessidades. “A pele madura é, geralmente, mais seca e pede cremes com poder de hidratação maior. Porém, mesmo com a idade, outras continuam oleosas, e a solução para elas são os cremes com textura mais fluida. Já a pele sensível precisa de substâncias calmantes, com princípios ativos que controlem a vermelhidão”, constata a especialista. “É difícil um único produto ser bom para todo mundo.”

Outro segredo do sucesso do tratamento é ter paciência para que os primeiros resultados apareceram. O que ocorre em geral entre a quarta e a oitava semana, quando é possível ver uma melhora expressiva na textura.

A ordem de aplicação dos produtos e a quantidade utilizada também deve ser levada em consideração. “Ao acordar, lave o rosto, tonifique, passe os cremes dos olhos e do rosto e, depois, o protetor solar. A maquiagem vem por último. Antes de dormir, retire a maquiagem, lave o rosto, tonifique e aplique os produtos. O ácido costumar vir à noite, pois ele torna a pele sensível à luz”, explica.

Adequar a rotina conforme as estações do ano é outro ponto a ser considerado, pois a pele costuma mudar de acordo com o clima. “No verão, quando ela fica mais oleosa, deixamos os produtos mais leves, com ácidos mais fracos, e no inverno, quando ela fica mais seca, prescrevemos cremes mais hidratantes e com uma concentração de ácido maior.”

No seu creme, não podem faltar…

Com fórmulas cada vez mais sofisticadas, os novos cremes prometem agir em todas as frentes: hidratam, eliminam rugas de expressão e até combatem a flacidez da pele. Entenda como agem as substâncias que os compõem e o que elas podem fazer para combater os sinais do tempo:

Ácido hialurônico: encontrado naturalmente na derme, é responsável pela hidratação profunda da pele. Quando essa camada da pele fica desidratada, surgem as rugas.

Ceramidas: consideradas o cimento natural da pele, unem as células, como pontes, preservando sua umidade. Adicionadas aos hidratantes, tem condições de se fundir com as ceramidas já existentes, restaurando as ligações entre as células, mantendo a hidratação da pele.

Dióxido de titânio/óxido de zinco micronizados: poderosos filtros físicos provocam a reflexão das radiações UVA e UVB.

Lipossomas: microesferas ocas, semelhantes às membranas celulares, carregam princípios ativos como, por exemplo, colágeno, vitamina E e elastina, que são liberados nas camadas mais profundas da pele (derme).

Manteiga de karité: graxa obtida de sementes da shorea, com grande poder amaciador. Reestabelece o manto hidrolipídico, dando aspecto aveludado à pele.

Nanosferas: microesferas semelhantes a uma esponja que contém nos seus orifícios os ativos que são transportados e liberados nas primeiras camadas da epiderme de forma progressiva, mantendo seu efeito por muito mais tempo.

Vitamina A: além da ação antioxidante, na sua forma ácida incentiva a proliferação de células novas, retardando o aparecimento de rugas.

Vitamina C: a mais badalada vitamina do momento. Até bem pouco tempo atrás, não podia ser utilizada em cosméticos devido a instabilidade. Além de ser um poderoso neutralizante da ação dos radicias livres, estimula a formação da hidroxiprolina, percussora do colágeno, responsável pela firmeza da pele.

Vitamina E: potente antioxidante, combate os radicais livres.

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ e publicado originalmente no site Senior Social Senior Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *