Qual é a sua idade?

Sua idade cronológica pode não ser igual à sua idade biológica.

Há décadas os cientistas estudam o conceito de idade biológica para determinar como as pessoas envelhecem…e quando.

O que está por trás das pesquisas? O fato de que as pessoas envelhecem em ritmos diferentes. E que existem indicadores que podem ser medidos e que expressam essa ‘idade real’ mesmo em adultos muito jovens.

Tome dois adultos com os mesmos 60 anos, meça esses indicadores e pode ser que você se surpreenda ao descobrir que, do ponto de vista biológico, um tem 40 anos e o outro 80. O corpo de um simplesmente funciona melhor do que o do outro, ou seja, apesar de terem a mesma idade cronológica, um deles ainda é um homem maduro e o outro já é um idoso.

A importância destes biomarcadores, como se chamam, é que eles abrem a possibilidade de outras abordagens para o problema do envelhecimento.

Quais seriam esses marcadores? Do ponto de vista dos especialistas em saúde pública, o ideal é que sejam indicadores que os médicos possam usar em exames de rotina, tais como o índice de massa muscular, avaliação do condicionamento físico, circunferência abdominal. Mas à medida em que os estudos avançam, mais e mais indicadores são incluídos na lista.

A novidade, no entanto, é que a partir destes estudos, os cientistas estão aprendendo muito sobre como nosso corpo envelhece e o que exatamente faz com que ele envelheça mais rápido.

Um dos mais recentes, realizado pela Universidade da Califórnia, na San Diego School of Medicine, reporta que as células de mulheres com mais de 60 anos sedentárias são em média oito anos mais velhas biologicamente falando do que as de mulheres da mesma idade que realizam atividades físicas.

O estudo, publicado agora em janeiro, no American Journal of Epidemiology, foi realizado com 1500 mulheres com idades variando entre 64 e 90 anos e é parte de uma pesquisa maior sobre saúde da mulher.

De modo geral, a conclusão dos pesquisadores de San Diego seria que sentar mais do que 10 horas por dia faz seu corpo envelhecer mais rápido e mais cedo.

“A idade cronológica nem sempre combina com a idade biológica”, avisa Aladdin Shadyab, autor do estudo, “as células envelhecem mais cedo em mulheres que têm um estilo de vida sedentário”.

Exercícios vigorosos por pelo menos 40 minutos, todos os dias, seria a recomendação dos especialistas para quem não quer envelhecer antes da hora.

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ e publicado originalmente no site Senior Social 

Senior Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *