6 conselhos para fazer boas compras na Black Friday!

O mês de novembro entrou com tudo e, além do feriados, algumas tradições norte-americanas começam a ser incorporadas à nossa rotina, como os descontos da Black Friday, o dia em que as lojas aproveitam para colocar os preços lá embaixo e dar um up nas vendas. Tradicionalíssima data para os americanos, a Black Friday é sempre a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving Day. Hoje, o mês todo de novembro parece ser o “esquenta” da Black Friday. Mas como tudo no mundo do consumo, é preciso tomar cuidado!
Confira 6 dicas para não cair em armadilhas e aproveitar a Black Friday para fazer excelentes compras!

  1. Faça uma lista dos produtos que você tem interesse em adquirir.
    Isso vai ajudar no seu controle e não permitir que você aja por impulso. Se um microondas está com uma superpromoção e você não precisa de um novo aparelho, por que comprar um novo?

  2.  Compare os preços.
    É essencial que você anote e compare os preços de um mesmo produto em diferentes lojas. As porcentagens chamam atenção – números como 47%, 60%, 70% de desconto são praticamente irresistíveis – mas comparar os valores é o que vai realmente garantir a economia!

  3. Leia as especificações do produto.
    Essa é uma dica que deve ser sempre seguida. Vamos supor que aquele perfume importado esteja custando muito abaixo do que costuma custar. Então você vai lá, efetua a compra e, quando recebe o produto, percebe que a embalagem era bem menor do que você imaginava. É essencial que você leia todas as especificações, tamanho, conteúdo, validade, etc! Os sites de compra ajudam, colocando no ar fichas técnicas às vezes até detalhadas de mais, não desanime, o esforço de entender vale a pena para não comprar literalmente gato por lebre!

  4. Frete
    Antes de concluir a compra, observe o valor do frete. É mais comum do que você pensa o valor do frete acabar sendo mais caro do que o produto. Sobretudo quando vai chegando o Natal!

  5. Prazo de entrega
    O prazo de entrega do produto é outro fator chave na hora de extrair o máximo de benefícios das promoções online. Preste muita atenção no tempo que a loja está dizendo que vai entregar o produto. Eventualmente a entrega pode levar até meses! No final do ano, é comum as lojas ficarem com estoques reduzidos porque os fabricantes estão produzindo as novidades para o Natal e as linhas novas de seus produtos. Se o seu produto não estiver disponível em estoque, pode demorar muito para você recebê-lo. Hoje, a maioria das boas lojas online costumam colocar um rótulo de indisponível para evitar este tipo de problema, mas é quase Natal, a movimentação toda é maior, não custa prestar bastante atenção.

  6. O que comprar
    Todo o segredo da Black Friday é que os lojistas e fabricantes aproveitam a data para queimar estoque. A recomendação dos sites de compras no EUA, portanto, é: se você quer comprar o último lançamento de qualquer produto, a Black Friday não é para você. Nesta linha, costumam valer a pena os eletrodomésticos, eletrônicos (smartphones, computadores, games) objetos de decoração, utensílios para casa, roupas e acessórios básicos (a última moda não faz parte dos atrativos da Black Friday!). Brinquedos são um risco,  porque, como todo avô que se preza sabe, o personagem favorito ou o brinquedo mais desejado costumam chegar às lojas mais perto do Natal. Papai Noel talvez prefira esperar, em vez de comprar na Black Friday!

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ e publicado originalmente no site Senior Social 
Senior Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *