Você sabe extrair o máximo da sua televisão?

A caixinha mágica que costumava hipnotizar famílias reunidas no sofá da sala vem se transformando muito nas últimas décadas. Aquele aparelho que só transmitia imagens em preto e branco na década de 1950, hoje só falta servir café (o que não é uma realidade distante, já que existem gadgets para os smartphones que já fazem isso). Tela plana, tela de cristal líquido, imagem 3D, qualidade 4K, acesso à internet e a aplicativos, comando usando smartphones substituindo os velhos controles remotos…o uso da tecnologia é o grande diferencial e pode assustar um pouco quem precisa decidir qual a melhor TV para relaxar depois do jantar…

Mas antes de explorar esse lado mais tecnológico dos novíssimos televisores, vamos lembrar um pouco da velha TV?

Do ponto de vista da comunicação a TV foi se segmentando para atender os diferentes públicos: crianças, adultos, apaixonados por novelas, loucos por esportes, fascinado por carros e por aí vai…

E, de uma experiência coletiva e orientada, na qual o telespectador não tinha nenhuma outra função a não ser sentar e assistir a (poucos) programas pré determinados, foi se tornando cada vez mais “customizada”, cada vez mais on demand. O controle remoto, que antes zapeava por canais de programação fixa, hoje escolhe o programa favorito, o horário, compartilha, salva para assistir depois. E se bobear, acaba jogado na gaveta de quinquilharias, afinal, quem precisa de controle remoto se você pode usar seu smartphone para interagir cada dia mais intimamente com sua…TV?

Primeiro foram os canais fechados, que ofereciam programação especial em mais de um horário, perdeu o programa das oito, veja às dez….um avanço, sem dúvida! Mas enquanto isso na Internet, o YouTube criava uma nova demanda. Não bastava assistir apenas aos programas oferecidos tradicionalmente na TV, quem quer se limitar quando existe toda uma programação paralela, espontânea, com opções aparentemente infindáveis! Surgia o serviço de streaming, e junto com a tecnologia, foram disponibilizadas infindáveis bibliotecas online de filmes, séries, programas de TV e documentários, grande parte, exibidos gratuitamente.

Para não perder o espaço, a televisão começou a trazer a internet para dentro da sua caixa (e as caixas ficaram mais e mais finas até parecerem quadros na parede!) As Smart TVs possibilitam acesso a esses sites (Netflix, Amazon, Youtube) direto do conforto do seu sofá, com direito a uma tela grande e de melhor qualidade!

Nem o controle remoto escapou. Com o Chrome Cast, do Google, e a Apple TV, da Apple você traz a TV para a tela do seu smartphone ou para a tela do seu computador ou tablet. Esses dispositivos permitem uma série de facilidades, como escolher um filme pelo seu smartphone e reproduzi-lo direto na tela da televisão, transmitir uma apresentação de slides e até amplificar o som do celular nos auto-falantes da TV! Tudo isso via um app que você baixa no seu celular.

Agora, vamos lá, na prática; o que você pode fazer usufruir ao máximo da sua TV?

  • Escolher o programa que vai assistir pelo on demand: a maioria dos controles remotos já vem com esse botão. Os serviços como Vivo Tv e Net Now permitem que você entre num catálogo com diversos canais e opções para ver o que quiser, na hora em que quiser! São episódios de séries, programas de TV e filmes que podem ser vistos ou alugados por um valor a mais na sua assinatura, sempre pré estabelecido na hora do aluguel.
  • Serviço de streaming: são online (Netflix, Amazon e Itunes Store são alguns dos exemplos) e pode ser pelo computador conectado a um cabo HDMI (que reproduz a tela na TV) ou direto pela Smart TV, que tem acesso à internet. Uma cinemateca inesgotável de séries, filmes e novelas.
  • Celular como controle remoto: A Apple TV e o Google Chrome Cast permitem que você escolha e controle o que vai assistir usando seu celular. Por meio de uma rede de Internet, a imagem será projetada na telona enquanto você pode fazer o que quiser no seu aparelho móvel!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *