5 erros de maquiagem para evitar depois dos 50

Depois de certa idade, alguns itens do seu make podem ir contra a sua beleza.

Com o tempo, surgem as rugas, a pele torna-se mais espessa e a flacidez dá seus primeiros sinais. Essa alteração faz com que a maquiagem de sempre não seja a mais adequada para essa fase da vida. Produtos mais espessos e cores cintilantes, por exemplo, realçam as rugas já aparentes. Para fazer com que a maquiagem trabalhe a seu favor, perguntamos ao maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura, em São Paulo, quais são os cuidados fundamentais para acertar o make up.

Bases pesadas: melhor evitar

Um erro muito comum é usar base com muita cobertura que marca ainda mais os sinais do envelhecimento. O certo é passar uma camada leve e, de preferência, um produto que também seja hidratante. Uma boa opção é o BB Cream, cuja pigmentação é mais leve e cuida da pele por conter filtro solar e agentes hidratantes em sua formulação. “Não adianta usar a base correta e descuidar das manchas”, alerta Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura, em São Paulo. “Lembre-se de que a pele madura não permite excesso de maquiagem para disfarçar imperfeições.”

Corretivo: quanto mais leves melhor

Um produto concentrado demais e com cobertura mais seca, muito usado pelas jovens, não funciona em peles maduras, porque vai intensificar as linhas de expressão e, pior, craquelar. O mais indicado é usar um corretivo mais emoliente com uma cobertura mais leve, como os do tipo HD, que possuem partículas que refletem a luz suavizando as manchas. Dê preferência aos que tenham também fator de proteção solar.

Batom cremosos: hora de mudar

Os batons cremosos não são os mais favoráveis para as mulheres de 50 anos ou mais. O problema é que eles tendem a escorrer e marcam ainda mais as ruguinhas ao redor da boca. O correto é adotar um batom menos hidratante ou os balms que, além de hidratantes, possuem uma pigmentação bem natural.

Lápis cremosos: prefira os mais secos

O risco dos lápis cremosos derreterem e a maquiagem ficar borrada é enorme. Para evidenciar os olhos, o melhor é comprar um mais sequinho que resista ao calor e que tenha duração maior. Se você não quiser jogar fora o seu lápis cremoso, uma dica é não usá-lo isoladamente. Esfume uma sombra em pó marrom ou preta para evitar que a maquiagem escorra, além de promover o efeito de dissimular as linhas.

Sombras: opte pelas opacas

Evite as sombras cintilantes, que ressaltam a flacidez e as rugas. O ideal é utilizar cores opacas, sem brilho e sempre compactas. Uma dica: sombra escura levanta a pálpebra e, se você esfumar bem a sombra no canto externo dos olhos, consegue disfarçar a flacidez.

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ e publicado originalmente no site Senior Social Senior Social

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *