Aprenda a se blindar contra as armadilhas da web!

De pessoas querendo tirar vantagem da inocência das outras, o mundo está cheio! E não é porque você tem mais de 50 que está imune, muito pelo contrário, esse universo de hackers de plantão é complexo e exige bastante atenção.

O Fifties+ então resolveu criar um manual prático à prova dos golpes mais comuns que rondam a internet, confira!

Amigo em perigo
Sempre que receber uma mensagem de algum remetente desconhecido, desconfie. Às vezes, hackers usam contas de marcas e até perfis pessoais para tentar pegar algum distraído. Esse golpe do amigo em perigo consiste em uma pessoa avisar que alguém que você conhece está em uma situação de alerta, como em meio a um roubo. Verifique SEMPRE as informações antes de sequer responder a mensagem!

Você está devendo dinheiro
Nenhuma loja ou banco vai mandar uma mensagem dizendo que você está devendo dinheiro, e zero de chances de mandar um código de barras para fazer o pagamento. Entre em contato imediatamente com a empresa que supostamente enviou a cobrança, certifique-se de que aquilo corresponde à realidade e, se for o caso, denuncie. As empresas agradecem porque esses golpes geram desconfiança e mancham a reputação das marcas, por isso, não hesite em denunciar.

Cupido amigo
“O amor da sua vida está aqui, clique!” “Mulheres lindas e solteiras querem namorar você.” Um golpe bem comum é esse. Cuidado, cada vez mais os maiores de 50 estão experimentando namoros e encontros online e se divertindo muito com isso, acredite! No entanto, cuidado com as janelas (pop-ups) com mensagens como estas! E entre apenas em em sites de relacionamentos confiáveis! Quer mais dicas de relacionamentos para maiores de 50? Clique aqui.

Seu computador está infectado
Esse é o golpe mais corriqueiro do mundo da internet!. Não existe hipótese de algum site conseguir avisar alguém de que o computador está com vírus. Ignore! Mas faça sempre varredura por meio de programas tradicionais como Avira, Norton e Avast! Empresas como o Google, Yahoo, podem eventualmente pedir para você revisar seus procedimentos de segurança caso sintam alguma movimentação estranha na sua conta de email por exemplo, mas todo o procedimento é feito por você e não existe nenhum convite suspeito no email. O que é bem diferente, certo?

Sites falsos
Outro golpe comum. Desconfie de sites parecidos com os do seu banco por exemplo, mas que tem um endereço ou um remetente cheio de caracteres estranhos. Os hackers podem criar sites muito parecidos com os do seu banco ou do governo ou de sua conta de celular, mas não conseguem criar endereços simples, como www.itau.com.br ou http://www.capital.sp.gov.br. Nestes casos, erros de português também são um indicador de fraude. Sobretudo nunca baixe um arquivo .exe se não souber exatamente de quem está recebendo esse documento e tiver certeza da origem.

Assinar SMS
Você já deve ter recebido alguma mensagem pedindo para responder algum SMS e assinar um tipo de plano super bacana, certo? Pois tome cuidado! Preste muita atenção ao número de origem da mensagem e confirme com sua operadora se realmente está acontecendo alguma promoção!

Promoção Fast Food
Um golpe recente está incentivando os usuários de aplicativos de chat como o WhatsApp a compartilharem um link que, teoricamente, contém uma promoção para uma rede de restaurantes fast food, com 30 contatos! Ao ser encaminhado, o link gera clique a um site fantasma! Para não cair no golpe, verifique as informações nas páginas oficiais dos estabelecimentos.18

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *