Como deixar seus cabelos brancos?

Os brancos naturais estão ganhando cada vez mais espaço na cabeça das mulheres mais experientes. Aos poucos, as seniors estão começando a aceitar os fios brancos com naturalidade e trocando as tinturas e reflexos coloridos pelos tons de cinza. E nas redes sociais existem comunidades só para falar da ousadia de largar as tinturas e trocar ideias sobre looks e cuidados. Muito ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, no entanto, cabelo branco não é desculpa para desmazelo. Os cuidados devem ser redobrados!

Em 2014, a marca de cabelos Charles Worthington estudou duas mil mulheres para descobrir a idade média em que os cabelos ficam brancos e como elas se sentem quando isso acontece. A pesquisa revelou que geralmente os fios começam a perder a pigmentação na casa dos 33 anos – ruivas perdem a cor aos 30, morenas aos 32 e loiras aos 35. Para uma em cada 10 mulheres, os primeiros fios grisalhos aparecem aos 21 anos, enquanto uma em cada quatro encontra os primeiros sinais aos 25. Aos 50, o tom já está mais evidente para a maioria das mulheres. Na época, boa parte das entrevistadas não pretendiam assumi-lo, e apenas 10% delas não planejavam encobrir o branco dos cabelos pois pensavam na nova cor como um sinal de sabedoria e experiência.

Um outro estudo encomendado pela Avon ao Instituto FSB Pesquisa e nomeado “A mulher diante do envelhecimento” já mostra as mudanças nas adultas mais velhas: constatou que 14,4% das mulheres na casa dos 50 anos já aceitaram os fios brancos e adotaram o estilo.

Afinal, existem quantos tons de branco?
Segundo a hairstylist Nara Araujo, existem três tons de branco: o branco branquíssimo, o prata e o cinza. O primeiro se caracteriza como a cor natural dos cabelos quando vão perdendo a pigmentação e clareando. Mas não é toda mulher que gosta do branco total, então o prata e o cinza estão aí oferecendo outras opções de tom. Existem tonalizantes para que se chegue a esses tons e o ideal é sempre procurar um profissional. Fazer esses procedimentos em casa pode maltratar seus fios e manchá-los!

E se eu não ficar bem de cabelo branco?
O tom de pele e o jeito de se vestir influenciam bastante. “A pessoa que tem a pele bem branquinha combina com os fios 100% brancos”, afirma a hairstylist. Mas isso não quer dizer que pessoas negras e pardas não podem usar o tom que quiserem nos cabelos, não é mesmo? Cabelos brancos são sinônimos de atitude e o truque para aprimorar o visual é sempre manter um corte moderno e roupas despojadas e coloridas de acordo com as suas preferências pessoais. Invista sempre em looks com bons caimentos para a sua silhueta e aposte em cores claras e vibrantes, que se tornam aliadas no guarda-roupas da mulher grisalha!

Quero parar de tingir meu cabelo e aceitar o branco. Como devo proceder?
Muitas mulheres optam por passar a máquina 4 para retirar os fios tingidos, mas, dá para ir se aproximando da cor natural disfarçando a diferença de cor com xampus tonalizantes acizentados, que transformam o branco chamativo naquele grisalho estilo George Clooney. “Deixar a raiz crescer naturalmente também é uma alternativa, mas isso pode demorar”, diz Nara. “Se a ideia são resultados de curto prazo, existe a opção de fazer reflexos e descolorir os cabelos até eliminar toda a tintura e, depois, aplicar um tonalizante para dar início ao processo de transição dos fios tingidos para o branco natural”.

Curto ou comprido, como escolher?
Cabelos brancos tem uma consistência diferente dos cabelos coloridos e, geralmente, costumam ser um pouco mais grossos e rebeldes. Isso porque, com o tempo, a estrutura dos fios sofre alterações e, por isso, ele ficam secos e absorvem mais a umidade externa, o que piora o frizz. “Esteticamente falando, é recomendado que cabelos brancos tenham cortes curtos ou acima do ombro, como um chanel. Fios brancos longos podem dar um aspecto de descuido para a mulher e dão mais trabalho, mas podem ficar deslumbrantes se forem muitíssimo bem cuidados”, aconselha a hairstylist. Ou seja, se você quer usar os fios longos, vá em frente! A escolha é totalmente sua. Mas fique sempre atenta ao corte e à hidratação para que o visual não pareça desleixado.

Como manter a cor sempre bonita?
Com o tempo, cabelos brancos podem ficar um pouco amarelados por conta de fatores externos como exposição ao sol e ao cloro, por exemplo, que danificam a fibra dos fios. Para evitar que isso aconteça, invista em xampus específicos para essa cor de cabelo. “Os xampus matizadores com pigmentos acizentados neutralizam o amarelão e também não deixam que o cabelo fique com um aspecto desleixado. Esses produtos devolvem o brilho natural dos fios”, explica Nara.

Hidrate seus fios!
Os cabelos ficam brancos devido à diminuição na produção de melanina, o pigmento que dá cor aos fios. A falta da proteína intensifica o ressecamento, interferindo na elasticidade e maciez dos fios, logo deixando-os quebradiços. Para recuperar a qualidade das madeixas, utilize sempre produtos hidratantes focados em reconstrução capilar que tenham ingredientes nutritivos em sua fórmula, como queratina, arginina e aminoácidos.

Nara Araujo é hairstylist certificada e especializada em coloração de fios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *