Como o trabalho voluntário pode ajudar no crescimento pessoal e profissional

Todo mundo sabe – ou deveria saber – que o trabalho voluntário enriquece o currículo de qualquer pessoa, em qualquer idade. Além da ação por si só ser importante, porque prioriza a doação de tempo e de conhecimento para quem mais precisa, a capacidade de exercer um trabalho desta natureza revela aspectos fundamentais de perfil, como liderança, organização e competência nas relações interpessoais.

Se você acha que tem o perfil necessário, mãos à obra!

Mas, primeiro, é importante definir: o que pode ser considerado trabalho voluntário? O termo é abrangente e dá conta de opções para todos: desde dar uma aula de informática básica para crianças até organizar um clube de leitura de uma comunidade carente. Lembre-se: você não precisa doar dinheiro, mas seu tempo e seus conhecimentos! Você é muito bom em uma área? Que tal dividir com quem não tem tanto knowhow? E troca de informações e experiência enriquece, e muito, vários aspectos da vida de uma pessoa: tanto pessoal, quanto profissional.

E onde realizar voluntariado? Olha, o que não falta é lugar para prestar serviço. Existem sites que servem como “classificados” que fazem uma ponte entre quem quer trabalhar a quem está precisando, como o Atados, a Campanha Seja Um Voluntário e o Eu Resolvo. Tem para todos os gostos, lugares e agendas!

Por fim, quando começar? Agora! Sabe aquele tempinho entre um compromisso e outro? Que tal usá-lo para gerar algo de bacana para quem precisa? Leia mais aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *