ói nóis no face - adília belotti - tecnologia e inovação - getty images

Oi nóis no Face!

Não é que os jovens tenham abandonado o Facebook. A maioria ainda mantém perfil ativo, mas eles passam menos tempo nessa rede social. Estão migrando em grande volume para Twitter e Instagram e também para aplicativos de mensagens via celular, como o WhatsApp.

A notícia, veiculada pela rede BBC, afirma que o grupo mais importante de usuárias, hoje, está na faixa de 45 e 54 anos de idade — um total de 30% em comparação aos menos de 10% de pessoas entre 18 e 24 anos. Já no Twitter, ainda há certo equilíbrio: cada um destes grupos representa cerca de 20% do total. Um ano atrás, apenas 16% dos usuários jovens usava o Twitter — estavam todos no Face. Segundos um estudo da organização americana Pew Center, o microblog cresceu 50% entre os jovens em um ano.

Olha a gente no Facebook! A BBC noticiou que o grupo mais importante de usuários de redes sociais hoje está na faixa de 45 e 54 anos
Olha a gente no Facebook! A BBC noticiou que o grupo mais importante de usuários de redes sociais hoje está na faixa de 45 e 54 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na blogsfera, outro concorrente ameaça a hegemonia do Face, o Instagram. A turma que se bandeou para lá são em grande parte os maníacos pelos selfies, fotos que as pessoas tiram delas mesmas com os celulares ou com uma webcam. Hoje, correspondem a quase a metade das fotos carregadas nesse aplicativo e mostram usuários entre entre 14 e 21 anos. Os selfies também dominam outro aplicativo, o Snapchat, que elimina as fotos e mensagens segundos depois de serem vistas.

Tentando explicar a mudança na preferência da moçada, os pesquisadores da área falam da preocupação com segurança — enviar imagens pelo celular é mais seguro do que publicá-las no Facebook. Eles ressaltam ainda a vantagem desses aplicativos enviarem imagens e vídeos, oferecem jogos e permitirem compartilhamento de música.

Enquanto isso, o Facebook admite uma queda no acesso ao site, em especial entre adolescentes, o que se confirma pelas pesquisas da Pew Center. Segundo o portal Pingdom, que acompanha tendências na internet, em 2012 a idade média do usuário do Facebook é de 40,5 anos, enquanto que no Twitter não passa de 38 anos.

No universo da blogsfera, porém, o prazo de validade de um produto é bastante curto. O reinado do Twitter já está sendo ameaçado pelo WhatsApp. Segundo a revista Mobile Marketing, são mais de 350 milhões de usuáriios com menos de 25 anos, em todo o mundo, enquanto que o Twitter fica nos 218 milhões.

Mas por que tanto sucesso? A popularidade do WhatsApp parece se explicar pela busca por independência. As gerações mais jovens se sentem mais à vontade longe da geração de seus pais — que estão maciçamente no Face — e os aplicativos de mensagens para celular oferecem, entre outras coisas, mais privacidade. A comunidade de amigos no Face tende a crescer quase que de forma incontrolável e há sempre uma página de abertura exposta a quem quer que seja.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *