Sites e perfis sobre moda e estilo para 50+

Muito se vê e se fala de blogs sobre moda e beleza para os adolescentes e jovens adultos. Mas e os seniores?  Hoje são 26 milhões de adultos mais velhos só no Brasil, segundo nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um aumento de 50% na última década. Em 2027, a geração dos baby boomers, nascida entre 1946 e 1964, poderá representar 37,9 milhões dos brasileiros. Com uma representação massiva dessas, é claro que os seniores estão ganhando cada vez mais espaço na mídia – inclusive projetos inovadores voltados para eles!

O IBGE ainda revelou que pessoas acima de 50 anos estão cada vez mais envolvidas com a internet e suas tecnologias: 14,9% delas utilizam a internet, sendo que, dez anos atrás, esse número era apenas de 7,3%. Você usa a internet para buscar por dicas de beleza e moda? Levando isso em consideração, selecionamos sete blogs 50+ que você precisa conhecer!

Advanced Style (http://www.advanced.style/)

Criado pelo fotógrafo Ari Seth Cohen o blog registra fotos incríveis de adultos mais velhos muito fashion! A ideia do projeto veio quando, caminhando pelas ruas de Nova York, Cohen notou um número grande de pessoas mais velhas e estilosas andando pela cidade, mas sentiu falta desse grupo em campanhas de moda e sites de estilo. Quis então mostrar que os seniores podem ser tão elegantes e criativos quanto os adultos mais jovens. O fotógrafo tem um interesse de longa data em roupas e moda e uma afinidade excêntrica com os adultos mais velhos: sua falecida avó, Bluma, uma bibliotecária, era sua melhor amiga e sua energia e atitude em relação à vida também o inspiraram a criar o Advanced Style. De modo geral, o blog reúne looks de rua de seniores, desde os mais sofisticados e clássicos até os super fashionistas que não têm vergonha de expressarem sua criatividade nas roupas que vestem. O projeto fez tanto sucesso que até virou documentário (https://youtu.be/9BVC0PNzAzQ)! O longa foi produzido a partir de uma vaquinha na internet e relata a intimidade de sete mulheres novaiorquinas estilosas, com idade entre 62 e 95 anos. Viralizou, claro! Vale a pena conferir o blog, o documentário e o Instagram (https://www.instagram.com/advancedstyle/)!

Dominique (http://dominique.com.br/blog/moda/)

O blog de moda e estilo é escrito por mulheres que representam as gerações 50+ e buscam fugir dos estereótipos de “mulheres maduras” e “cinquentonas”. O projeto abre espaço para que mulheres contemporâneas compartilhem suas histórias, ideias e reflexões com outras mulheres, carinhosamente chamadas de “Dominiques”, e questiona os bordões criados para “encaixotar” as mulheres mais velhas. A ideia do blog é enaltecer a presença da mulher senior na sociedade e mostrar que são “muito mais do que vovós de cabelos brancos” que consomem remédios e cremes antirrugas. Você vai encontrar postagens com dicas de moda, estilo, beleza e afins e pode interagir nos comentários das matérias, conversar entre si, trocar dicas e até fazer amizades! E o blog não é focado somente em moda: fazem parte do pacote conteúdos de saúde, entretenimento, música, relacionamentos, gastronomia, decoração, carreira, finanças, entre outros. Acompanhe o perfil no instagram!

That’s Not My Age (http://thatsnotmyage.com/)

Criado pela jornalista Alyson Walsh em 2008, o That’s Not My Age (Essa Não é a Minha Idade) não trata de idade, mas sim de estilo, e celebra mulheres e homens de todas as idades que se recusam tornar-se invisíveis depois dos 50. As postagens vão desde mulheres com looks chamativos nas ruas até seniores que criaram seus negócios de formas criativas. O espaço como um todo foca nos adultos mais velhos e sua criadora é totalmente capacitada para isso: Walsh é colunista do jornal inglês, The Guardian, e acaba de lançar seu novo livro, “Know Your Style” (Conheça Seu Estilo), com dicas e conselhos para mulheres de todas as idades. O blog carrega a ideologia de que não é necessário comprar coisas novas de acordo com a idade, mas apostar naquilo que faz você sentir elegante, confortável e confiante. Além do The Guardian (https://www.theguardian.com/profile/alyson-walsh), onde tem sua própria coluna a jornalista também tem um perfil no Instagram com 36 mil seguidores e exibe postagens diárias (https://www.instagram.com/thatsnotmyage/).

Accidental Icon (http://www.accidentalicon.com/)

A americana Lyn Slater, de 63 anos, começou o Accidental Icon por estar tendo problemas para encontrar um blog de moda ou uma revista que oferecesse uma estética urbana, moderna e refinada para mulheres mais velhas. Slater também fez uma pesquisa de mercado para saber sobre o que escrever e conversou com mulheres que vivem o que ela chama de “vidas interessantes, mas comuns” nas cidades, mulheres que não são famosas ou celebridades, mas que são inteligentes, encorajadoras e que, principalmente, estão confortáveis com aquilo que são. Considerada digital influencer, a autora também possui um instagram (https://www.instagram.com/iconaccidental/), que já soma mais de 550 mil seguidores. Diariamente ela publica looks e posts com dicas de design e lifestyle. Tudo com simplicidade, para gente como a gente. Sua grande inspiração foi Twiggy, que usa a moda de um jeito pessoal e criativo.

Bag and a Beret (http://bagandaberet.blogspot.com.br/)

Criado pela canadense Melanie Kabayashi, de 56 anos, esse blog exibe uma variedade de posts sobre moda e autoconfiança com muito humor! Lutando para não cair na invisibilidade do envelhecimento, a autora lança suas próprias tendências, muitas vezes incomuns, e aposta em estilo para inspirar seus leitores, usando e abusando de um tom engraçado e divertido, que torna tudo mais fácil de ler e gostoso de interagir. Acessível, Melanie autoriza que seus leitores entrem em contato e sugiram temas para seus posts. Ela também lançou o Instagram de seu site (https://www.instagram.com/bagandaberet/), que já conta com mais de 35 mil seguidores antenados.

Consuelo Blog (http://www.consueloblog.com/looks/)

Consuelo (Pascolato) Blocker, filha da empresária e consultora de moda Costanza Pascolato, nasceu, cresceu e casou em famílias que respiram e produzem moda. Mora na Itália, mas viaja muito para Paris, Milão, Londres, Belo Horizonte e São Paulo, em busca de inspiração para trazer para seus leitores as últimas tendências de rua e de passarela. Além de tendências, Consuelo recheia o blog com ideias e dicas de design, moda, gastronomia, arte, arquitetura, tecnologia e comportamento. Apesar disso, é mesmo como consumidora nata de novas modas, que Consuelo garimpa tendências em suas lentes fotográficas e traduz suas experiências no blog. Com uma linguagem bem pessoal, informal e simpática, ela publica seus looks do dia a dia e interage com os usuários. Você pode acompanhar Consuelo também no Instagram (https://www.instagram.com/consueloblocker/).

Senior Style Bible (http://www.seniorstylebible.com/)

O blog é escrito por Dorrie Jacobson, uma modelo, coelhinha da Playboy aposentada,  maquiadora e, podemos dizer, uma quase-especialista em envelhecer elegantemente. Jacobson diz que hoje, aos 80 anos, ainda é raro o dia em que não é abordada na rua e elogiada por conta de alguma peça bacana que está vestindo ou pela maquiagem que está usando. E não pense que apenas pessoas mais velhas a cumprimentam: são homens, mulheres de todas as idades, o que confirma a ideia de que “Estilo é muito mais do que apenas o que vestimos, mas uma atitude.” Atualizado com frequência, o perfil do instagram do Senior Style Bible também é sucesso!

Iris Apfel (perfil)

Aos 97 anos, a empresária, designer de moda e interiores virou uma das maiores digital influencers de moda do mundo! Com mais de 1 milhão de seguidores, Iris compartilha, entre muitos casacos de penas e plumas, seu dia-a-dia cheio de estilo e acaba inspirando a todos com sua ousadia quando o assunto é moda.

Bon Pon (perfil)

Juntos há mais de 37 anos, o casal japonês (bon, significa esposa e pon, marido) já conta com mais de 750 mil seguidores no mundo inteiro e não para de fazer sucesso. O segredo? Postar diariamente looks minimalistas coordenados que esbanjam bossa e bom gosto. 

Maye Musk (perfil)

Aos 70 anos, a modelo canadense Maye Musk é considerada um ícone de estilo e beleza. Desde dezembro de 2018, Musk é a garota propaganda da marca de maquiagens Covergirl e inspira a todos com sua elegância.

Gloria Kalil (perfil)

A jornalista e consultora de moda conhecida por suas dicas de etiqueta no site Chic também é uma das influencers de estilo da atualidade. Com mais de 300 mil seguidores, ela compartilha em sua rede truques de beleza, moda e claro, muito estilo!

E aí, você já acessou algum blog ou acompanha algum perfil para ficar por dentro das dicas?

3 comments

  1. E nos buscamos mudar os rígidos padrões no mundo da moda e beleza divulgando a mulher real e bonita com mais de 50 do nosso Brasil e que não tem a aparência de nossas avos ou mesmo da madura estrangeira de cabelos brancos. Brasileiras na maturidade são femininas por natureza, em grande maioria pequenas, pele dourada, unhas pintadas, make no rosto e tintura nos longos cabelos .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *