Um novo olhar no espelho - c9reis - beleza 50+ - fifties mais

Um novo olhar no espelho

Em parceria com a agência de publicidade Ogilvy & Mather Brasil, a Dove, marca de produtos de higiene pessoal do grupo Unilever, realizou a pesquisa Retratos da Real Beleza em abril deste ano. A empresa assumiu o compromisso de inspirar mulheres de todas as idades na construção de uma autoestima positiva — você sabia que apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita? A campanha, originalmente brasileira, se tornou um viral na internet e está emocionando o público feminino. Vale a pena conhecer o script desse projeto.

Diversas mulheres comuns foram chamadas para participar. Uma por uma, elas entravam em uma sala e se sentavam em uma cadeira. Gil Zamora, desenhista especializado em retratos falados que já trabalhou até para o FBI, pedia para que elas descrevessem seus rostos. Sem em momento algum olhar essas pessoas, o artista reproduzia os traços descritos por elas. Num segundo momento, ele desenhava as mesmas mulheres seguindo o relato de um outro grupo de observadores. Resultado: esse segundo retrato mostrava feições muito mais bonitas do que os orientados pelas próprias mulheres.

A campanha confirma o grau de insegurança da maioria de nós em relação à nossa imagem. Somos imensamente críticas a nosso respeito, revelando a submissão a padrões de beleza inatingíveis, criados com a intenção de assegurar o consumo de produtos ligados à estética.

Quando o assunto é envelhecimento, então, a insegurança se multiplica. O corpo envelhecido, o rosto marcado pelas rugas, uma dose menos intensa de energia inspiram o pânico nos tempos que correm. Como o passar dos anos é inexorável, o que nos resta é educar esse olhar crítico e cruel que a sociedade nos impõe para que consigamos ver os prazeres e conquistas que só os cabelos brancos nos permitem. Aceita o desafio?!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *