7 conselhos para fazer boas compras na Black Friday!

O mês de novembro entrou com tudo e, além dos feriados, algumas tradições norte-americanas começam a ser incorporadas à nossa rotina, como os descontos da Black Friday, o dia em que as lojas aproveitam para colocar os preços lá embaixo e dar um up nas vendas. Tradicionalíssima data para os americanos, a Black Friday é sempre a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving Day.  Hoje, o mês todo de novembro parece ser o “esquenta” da Black Friday. Mas, como tudo no mundo do consumo, é preciso tomar cuidado!

Confira 7 dicas para não cair em armadilhas e aproveitar a Black Friday para fazer excelentes compras!

  1. Faça uma lista dos produtos que você tem interesse em adquirir.
    Isso vai ajudar no seu controle e não permitir que você aja por impulso. Se um microondas está com uma superpromoção e você não precisa de um novo aparelho, por que comprar um novo?

  2.  Compare os preços.
    É essencial que você anote e compare os preços de um mesmo produto em diferentes lojas online. As porcentagens chamam atenção – números como 47%, 60%, 70% de desconto são praticamente irresistíveis – mas comparar os valores é o que vai realmente garantir a economia!

  3. Leia as especificações do produto.
    Essa é uma dica que deve ser sempre seguida. Vamos supor que aquele perfume importado esteja custando muito abaixo do que costuma custar. Então você vai lá, efetua a compra e, quando recebe o produto, percebe que a embalagem era bem menor do que você imaginava. É essencial que você leia todas as especificações, tamanho, conteúdo, validade, etc! Os sites de compra ajudam, colocando no ar fichas técnicas às vezes até detalhadas demais. Não desanime, o esforço de entender vale a pena para não comprar literalmente gato por lebre!

  4. Frete
    Antes de concluir a compra, observe o valor do frete. É mais comum do que você pensa o valor do frete acabar sendo mais caro do que o produto. Sobretudo quando vai chegando o Natal!

  5. Prazo de entrega
    O prazo de entrega do produto é outro fator chave na hora de extrair o máximo de benefícios das promoções online. Preste muita atenção no tempo que a loja está dizendo que vai entregar o produto. Eventualmente a entrega pode levar até meses! No final do ano, é comum as lojas ficarem com estoques reduzidos porque os fabricantes estão produzindo as novidades para o Natal e as linhas novas de seus produtos. Se o que você escolheu não estiver disponível em estoque, pode demorar muito para você recebê-lo. Hoje, a maioria das boas lojas online costuma colocar um rótulo de indisponível para evitar este tipo de problema, mas é quase Natal, a movimentação toda é maior, não custa prestar bastante atenção.

  6. O que comprar
    Todo o segredo da Black Friday é que os lojistas e fabricantes aproveitam a data para queimar estoque. A recomendação dos sites de compras no EUA, portanto, é: se você quer comprar o último lançamento de qualquer produto, a Black Friday não é para você. Nesta linha, costumam valer a pena os eletrodomésticos, eletrônicos (smartphones, computadores, games) objetos de decoração, utensílios para casa, roupas e acessórios básicos (a última moda não faz parte dos atrativos da Black Friday!). Brinquedos são um risco,  porque, como todo avô que se preza sabe, o personagem favorito ou o brinquedo mais desejado costumam chegar às lojas mais perto do Natal. Papai Noel talvez prefira esperar, em vez de comprar na Black Friday!

  7. Não caia nas fakenews!
    2018 e 2019 foram anos marcados pela disseminação de notícias falsas. E isso não foi privilégio dos debates políticos: o mercado também resolveu pegar embalo nessas divulgações fraudulentas. Desconfie quando receber uma promoção tentadora demais, e não clique em links desconhecidos! Os danos podem ser de um vírus para o seu sistema operacional até cópia e vazamento de informações.

Esse artigo foi criado pela equipe do Fifties+ , publicado originalmente no site Senior Social e sofreu alterações e atualizações em 09/11/2018. 
Senior Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *