Baby boomers não querem se aposentar - adiliabelotti - O melhor dos 50 - fifties mais

Baby boomers não querem se aposentar

Nos Estados Unidos isso já é comum: os baby boomers não querem se aposentar de jeito nenhum! Em novembro de 2013, nós falamos nesse post sobre um programa americano que convoca pessoas com mais de 50 anos para o mercado de trabalho.

Especialistas concordam que continuar trabalhando ajuda a manter a boa saúde.” Ser ativo é essencial para ter uma boa saúde na velhice”, diz Alexandre Kalache, um dos mais respeitados especialistas em questões relacionadas ao envelhecimento no mundo e presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil.

confident senior businesswoman
Para os especialistas, se manter ativo é essencial para manter a mente saudável. Com quantos anos você pretende se aposentar? (Foto: iStock)

Uma pesquisa muito recente da Gallup, de dezembro de 2013, concluiu que, nos EUA, cerca de um em cada dois boomers pretende continuar na ativa e nem pensa em aposentadoria. Os boomers (só para lembrar, são as pessoas nascidas entre 1946 e 1964) vem se comportando historicamente de forma diferente das outras gerações e, na esteira desse espírito rebelde, acabam capturando nossas esperanças de fazer uma revolução no jeito como envelhecemos. Parece que afinal, os baby boomers estão mesmo fincando os pés nas empresas quando se aproximam dos 65 anos, idade tradicional de aposentadoria. 39% dos boomers entrevistados garantem que chegaram aos 66 ou mais na ativa, enquanto 10%, veja só, não querem se aposentar nunca!

Print 1
(Foto: Reprodução/Gallup)

Claro que idealismo e ‘estilo’ não explicam tudo. Preocupações com dinheiro desempenham um papel crucial nessa decisão. É, em boa parte, a insegurança financeira que explica por que tantas pessoas nessa faixa etária acabam trabalhando mais. Endividamento pessoal, falta de poupança e a crise pela qua passaram os EUA entre 2008 e 2009 são fatores que os especialistas usam para analisar a permanência dos babyboomers no mercado de trabalho. Na pesquisa da Gallup isso fica evidente. Os boomers que consideram ter dinheiro o suficiente para fazer tudo o que desejam, imaginam que podem se aposentar aos 66 anos de idade. Já os que se julgam menos protegidos financeiramente, afirmam que poderiam deixar de trabalhar bem mais tarde, aos 73 anos.

(Foto: Reprodução/Gallup)
(Foto: Reprodução/Gallup)

Por Ana Falchi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *