divórcio grisalho - Ana Falchi - o melhor dos 50 - fifties mais

Divórcio grisalho

Os baby boomers estão batendo um recorde: o número de divórcios entre pessoas de mais de 50 anos, que nos EUA tem até nome, o ‘grey divorce’ (numa alusão aos cabelos grisalhos dos parceiros), não para de aumentar.

Em junho de 2013, a Academia Americana de Advogados Matrimoniais (AAML) dos EUA publicou uma pesquisa feita entre os principais advogados de família do país. Nela, 61% dos profissionais entrevistados confirmavam o aumento expressivo no número de divórcios entre os casais com mais de 50 anos de idade. “Os baby boomers tradicionalmente vêm colaborando para a mudança social e conseguir se divorciar após os 50 parece ser uma das novas tendências”, diz o advogado Alton Abramowitz, responsável pela pesquisa.

Os dados da pesquisa impressionam, mas além deles, o que também chama atenção são as razões atribuídas a esse aumento no número de separações. Alton Abramowitz enumera alguns fatores.

 

Uma pesquisa da Academia Americana de Advogados Matrimoniais concluiu que o número de divórcios entre os casais com mais de 50 anos aumentou
Uma pesquisa da Academia Americana de Advogados Matrimoniais concluiu que o número de divórcios entre os casais com mais de 50 anos aumentou

 

As pessoas estão vivendo mais tempo, estão chegando à aposentadoria com mais saúde e disposição, os filhos saíram de casa, o trabalho não ocupa mais tanto ou a aposentadoria cria novas oportunidades de lazer, o futuro parece ainda longo. Nessa hora e à luz dessas mudanças, rever a relação com o parceiro parece natural. Além disso, a conclusão dos advogados americanos é que hoje é muito mais fácil conseguir se divorciar, mesmo depois de décadas de casamento.

“Os baby boomers cresceram em uma sociedade que enfatiza o desenvolvimento e a independência individual. A necessidade de mudar e seguir em frente quando a relação já não é mais satisfatória parece ser uma decorrência natural dessa característica”, afirma o advogado.

Curioso é que segundo a mesma entidade americana, em 25% dos casos de divórcio grisalho, a iniciativa partiu das mulheres.

Por Ana Falchi

Links relacionados

Portal do Envelhecimento: Crescem divórcios entre casais mais velhos

NY Times: Divórcio após os 50 se torna mais comum

Huffington Post: Gray Divorce bate recordes, segundo novos dados

Senio Life Pages: Causas do Gray Divorce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *