Os baby boomers estão batendo um recorde: o número de divórcios entre pessoas de mais de 50 anos, que nos EUA tem até nome, o ‘grey divorce’ (numa alusão aos cabelos grisalhos dos parceiros), não para de aumentar.
Em junho de 2013, a Academia Americana de Advogados Matrimoniais (AAML) dos EUA publicou uma pesquisa feita entre os principais advogados de família do país. Nela, 61% dos profissionais entrevistados confirmavam o aumento expressivo no número de divórcios entre os casais com mais de 50 anos de idade. “Os baby boomers tradicionalmente vêm colaborando para a mudança social e conseguir se divorciar após os 50 parece ser uma das novas tendências”, diz o advogado Alton Abramowitz, responsável pela pesquisa.
Os dados da pesquisa impressionam, mas além deles, o que também chama atenção são as razões atribuídas a esse aumento no número de separações. Alton Abramowitz enumera alguns fatores.

As pessoas estão vivendo mais tempo, estão chegando à aposentadoria com mais saúde e disposição, os filhos saíram de casa, o trabalho não ocupa mais tanto ou a aposentadoria cria novas oportunidades de lazer, o futuro parece ainda longo. Nessa hora e à luz dessas mudanças, rever a relação com o parceiro parece natural. Além disso, a conclusão dos advogados americanos é que hoje é muito mais fácil conseguir se divorciar, mesmo depois de décadas de casamento.
“Os baby boomers cresceram em uma sociedade que enfatiza o desenvolvimento e a independência individual. A necessidade de mudar e seguir em frente quando a relação já não é mais satisfatória parece ser uma decorrência natural dessa característica”, afirma o advogado.
Curioso é que segundo a mesma entidade americana, em 25% dos casos de divórcio grisalho, a iniciativa partiu das mulheres.
Por Ana Falchi
Links relacionados
Portal do Envelhecimento: Crescem divórcios entre casais mais velhos
NY Times: Divórcio após os 50 se torna mais comum
Huffington Post: Gray Divorce bate recordes, segundo novos dados