Guarde a nossa lista dos melhores filmes sobre a maturidade e os novos velhos para ter à mão quando quiser um ótimo programa na TV.
A PARTIDA (2008 – Japão) No drama de Yojiro Takita, Masahiro Motoki vive um rapaz sonhador que quer se tornar violoncelista. Ele chega a comprar o instrumento, mas a orquestra onde começa a atuar não sobrevive. Em busca de trabalho, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Descobre que vai trabalhar para um agente funerário, preparando cadáveres para o velório. A função lhe causa repulsa, mas aos poucos percebe a importância de dar aos mortos uma despedida digna.
ANTES DE PARTIR (2007 – Estados Unidos): um filme que ensina a acreditar nos sonhos. comédia se apoia no carisma de Jack Nicholson e Morgan Freeman. Nicholson vive Edward Cole, milionário gestor de hospitais. Freeman é Carter Chambers, um mecânico que abandonou seus sonhos de juventude quando a namorada engravidou. Os dois têm poucos meses de vida quando seus caminhos se cruzam e passam a dividir o mesmo quarto no hospital. Edward convence Carter a botar em prática uma lista de desejos engavetados antes de baterem as botas.
AO ENTARDECER (2007 – Estados Unidos e Alemanha), mamãe-sapeca! O drama dirigido por Lajos Koltai tem Vanessa Redgrave e Patrick Wilson como protagonistas. Conta a história de Ann Lord que está à morte quando decide revelar às filhas sobre sua a grande paixão de sua vida por Harris (Patrick Burton). Desnorteadas, as irmãs passam a analisar a trajetória da mãe e delas mesmas e tentam de tudo para descobrir quem é Harris.
AS BALEIAS DE AGOSTO (1987 – Estados Unidos), quando os horizontes se estreitam. Bette Davis e Liliam Gish são duas velhas irmãs que vivem numa bela casa de verão no Maine, de onde costumavam avistar baleias na sua infância. Passaram a vida em guerra, mas agora Libby está cega e Sarah tem que cuidar dela. Vivem de recordações dos maridos, amigos e família. Até que a rotina das duas é quebrada quando um velho nobre russo – Vincent Price – começa a visitá-las.
AS CONFISSÕES DE SCHMIDT (2002 — Estados Unidos), existe vida depois da aposentadoria. O filme de Alexander Payne, brilhantemente interpretado por Jack Nicholson, com a participação impagável de Kathy Bates, aborda a problemática da aposentadoria e da viuvez. O pacato Warren Schmidt se vê mergulhado no tédio e na solidão quando se aposenta. Além disso, sua esposa Helen morre de repente após 42 anos de casamento. Dentro de um trailer, ele atravessa o estado de Nebraska indo para Denver para o casamento da filha. Em cada parada, faz novos amigos, e descobre coisas novas dentro de si mesmo.
AS PONTES DE MADISON (1995 – Estados Unidos). Após a morte da proprietária rural do interior do Iowa, Francesca Johnson (Meryl Streep), seus filhos descobrem, através de cartas que ela deixou, sobre o relacionamento intenso que a mãe teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.
BUENA VISTA SOCIAL CLUB (1999 — Estados Unidos), porque a música não tem fronteiras. O documentário de Wim Wenders conta a história dos músicos desse famoso grupo cubano. Seus relatos são alinhavados por concertos ao vivo. Reunidos para a filmagem, os integrantes da banda decidem dar um show em Nova Iorque, no Carnegie Hall. Todos viajam para a grande meca onde passeiam pelas ruas da cidade admirando com absoluta simplicidade — sem invejar o estilo de vida americano — os arranha-céus da quinta avenida. Boa música e muita emoção.
CHEGA DE SAUDADES (2008 – Brasil), o direito de ser feliz na terceira idade. De Laís Bodanzky, o filme traz uma reflexão sobre o desejo de viver e de se divertir de um grupo de pessoas na terceira idade. Estão ali a idosa com mal de Alzheimer (Tônia Carrero), a mulher de meia idade que aceita um caso romântico incerto (Cássia Kiss), a rejeitada (Betty Faria), o velho mau humorado mas apaixonado (Leonardo Vilar). Todos num salão de baile (único cenário do filme) em que, pela dança, se revelam alegria, ciúme, frustração, flerte e amizade.
CHUVAS DE VERÃO, a velhice e o verdadeiro sentido da vida. O filme conta a história de Afonso que, ao se aposentar, decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora, aproveitando o tórrido verão que o cerca. Com o passar do tempo, ele se envolve com os problemas de sua filha, amigos e vizinhança, que o ensinam a viver novamente. O que ele não esperava era que se apaixonaria por Isaura, sua vizinha de tantos anos, e reaprenderia os conceitos de amizade, respeito e amor.
COCOON – (1985 – Estados Unidos), tratamento anti-aging à moda alienígena. Três velhinhos moradores de um asilo começam a usar uma piscina abandonada de uma residência próxima sem saber que o lugar também é frequentado por alienígenas. As águas surtem efeitos rejuvenescedores e trazem uma energia fantástica aos banhistas. Os extraterrestres na verdade estão na Terra com a missão de recuperar casulos de alienígenas, que, quando encontrados, são armazenados na piscina para um processo de energização. Dirigido por Ron Howard e com Don Ameche, Brian Dennehy, Jessica Tandy e Steve Guttemberg no elenco.
COISAS DO AMOR (2001- Estados Unidos), nunca é tarde demais para o amor. Com roteiro e direção de Eric Schaeffer e Jill Clayburgh, Caroline Aaron no elenco, essa comédia conta a história de duas almas solitárias, que haviam desistido do amor. Ela não transa há sete anos, ele vive uma crise de identidade sexual. Até que um dia se encontram num bar gay em Nova York. E bate a paixão…
COLCHA DE RETALHOS (1989 – Estados Unidos), nada como uma terapia patchwork. Finn (Winona Ryder) vive momentos de angustia quando se vê prestes a se formar e confusa com os rumos de seu noivado. Ela se refugia na fazenda da avó (Ellen Burstyn), que mora com a irmã Jo (Anne Bancrof). Lá, Finn participa da atividade tradicional das senhoras locais: tecer colchas de retalho como presente de casamento. E acaba achando as respostas que procura durante esses encontros, pois enquanto se dedicam à costura, as senhoras relembram antigos amores e falam de suas vivências, um jeito de ajudar a menina a se entender.
CONDUZINDO MISS DAISY (1989 – Estados Unidos), a força transformadora de uma amizade. Estamos em Atlanta, em 1948, território de preconceitos e conservantismo. Uma rica senhora de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim do vizinho. O filho (Dan Aykroyd) tenta convencê-la a ter um motorista. Ela ela resiste a esta ideia mas o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman). Inicialmente ela se nega a embarcar no carro, mas gradativamente as barreiras sociais, culturais e raciais vão se rompendo e nasce entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.
CONVERSANDO COM MAMÃE (2004 – Espanha e Argentina), a delicada relação entre mãe e filho. Dirigido por Santiago Carlos Oves, essa comédia dramática tem como protagonista Jaime (Eduardo Blanco), 50 anos. Todo dia ele fala com sua mãe (China Zorrilla), 80 anos, por telefone, mas quase nunca a visita. Quando é despedido, se vê em apuros financeiros e resolve vender o apartamento em que a mãe sempre morou e trazê-la para morar consigo. Ao visitá-la para contar a novidade, Jaime é surpreendido com sua resistência.
COPACABANA (2001 – Brasil), os velhos amigos de Copacabana. Carla Camurati dirige Marco Nanini que interpreta Alberto, prestes a completar 90 anos. Enquanto seus amigos lhe preparam uma surpresa, ele relembra momentos de sua vida, sempre ligados ao bairro de Copacabana. Comédia filosófica que discute a velhice nos dias atuais, trazendo interpretações marcantes não apenas de Marco Nanini, mas também de Laura Cardoso, Miriam Pires, Tonico Pereira, entre muitos outros
COWBOYS DO ESPAÇO (2000 – Estados Unidos e Austrália), o valor da experiência. Uma mistura de aventura, ação, suspense e ficção o filme de Clint Eastwood em que ele faz o personagem principal. É a história do piloto da Força Aérea Americana aposentado (Clint Eastwood), ex- NASA. Ele é chamado às pressas para consertar um antigo satélite que está quebrado no espaço — é a única pessoa com a experiência capaz de realizar esta missão. Para aceitar, impõe a condição de levar consigo três amigos — vividos por Tommy Lee Jones e Donald Sutherland — como parte da tripulação.
DIÁRIO DE UMA PAIXÃO (2004 – Estados Unidos), um retrato da dor da demência e da grandeza do amor. Essa é a história de Duke (James Garner), paciente de um asilo que passa seus dias com Allie (Gena Rowlands), uma senhora com demência, doença degenerativa que provoca perda de memória, entre outras coisas. Duke lê para ela a história de um amor impossível vivida por dois jovens na década de 40. Sua esperança é que ela perceba que se trata da história deles dois — um pobre trabalhador braçal, uma garota rica e sofisticada vivendo um amor impossível contra todos e contra tudo.
DOIS VELHOS MAIS RABUGENTOS (1993 – Estados Unidos), a amizade e seus surpreendentes formatos. Jack Lemmon é John e Walter Matthau vive Max, vizinhos que passaram a vida brigando por tudo e por nada. A constante provocação entre os dois fica ainda mais acirrada quando uma bela viúva (Ann-Margret) se muda para perto de suas casas e fascina tanto um como o outro. Direção Donald Petrie.
E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS? (2011 – França e Alemanha), unidos venceremos! Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne estão ligados por uma forte amizade de mais de 40 anos. Quando começam a sentir os problemas da velhice decidem montar uma espécie de “república”, ajudando-se mutuamente. O projeto parece loucura, mas a convivência acende as boas lembranças, traz novas perspectivas e novos desafios. O filme faz uma crítica ácida à geração de adultos que não sabe o que fazer com seus pais velhos. Direção de Stéphane Robelin.
ENCONTRANDO FORRESTER ( 2000 – Estados Unidos), amizades improváveis. Sean Connery é William Forrester, um famoso escritor que, depois de premiado com o Pulitzer por um dos seus romances, fica quarenta anos recluso em seu apartamento. Próximos do prédio, adolescentes costumam jogar bola e um deles, Jamal Wallace (Rob Brown), é desafiado pelos colegas a fazer contato com o homem da janela. E faz. O talento do jovem, que sonha em ser escritor, desperta o interesse do mestre. A partir dessa relação nasce uma bela amizade que transforma a vida de ambos.
ENCONTRO MARCADO (1998 – Estados Unidos), a visita de um anjo. A própria Morte corporificada em um belo rapaz vai falar com o magnata da mídia (Anthony Hopkins), dizendo que está ali para levá-lo. No entanto, como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar esta partida se o milionário tornar esta “férias” interessantes e instrutivas. Ironicamente, a filha do magnata (Claire Forlani) se apaixona pelo desconhecido. E a Morte retribui esse amor.
ESTÃO TODOS BEM (2010 – Itália e Estados Unidos), uma família complicada (como todas!). Frank Goode (Robert De Niro) aposentado e viúvo, resolve reunir os quatro filhos – David (Austin Lysy), Robert (Sam Rockwell), Rosie (Drew Barrymore) e Amy (Kate Beckinsale) -, em um churrasco em família. De última hora eles desmarcam o compromisso. Frank então vai ver o que está acontecendo e decide visitá-los em suas casas. É quando descobre que há algo de errado em suas vidas. Dirigido por Kirk Jones.
FILHOS DA NATUREZA (1970 – Islândia, 1970), o lucro do prejuízo. O filme conta a história de um velho camponês que decide ficar por um tempo perto dos filhos na capital. Mas as coisas não acontecem conforme o planejado e ele acaba sendo internado em um asilo. Por acaso, o velho viajante reencontra sua namorada de infância e a partir daí surgem muitas surpresas.
GAROTAS DO CALENDÁRIO (2003 – Estados Unidos e Reino Unido), velhinhas com excepcional talento para o marketing. A comédia de Nigel Cole se passa numa pequena cidadezinha inglesa onde vivem as amigas Chris (Helen Mirren) e Annie (Julie Walters). Elas fazem parte do Women’s Institute, associação de senhoras dedicadas à culinária, jardinagem e trabalhos manuais. Quando o marido de Annie morre de leucemia elas resolvem ajudar o hospital local, produzindo um calendário com cada uma integrante do grupo mostrando seus talentos como dona de casa. Detalhe: as mulheres vão posar nuas.
GINGER E FRED (1985 – Italia, França e Alemanha), o passado passado a limpo. A famosa comédia dirigida por Federico Fellini traz Amelia (Giulietta Massina) e Pippo (Marcello Mastroianni) uma dupla de bailarinos que, na juventude, atuavam interpretando Ginger Rogers e Fred Astaire. O filme mostra o reencontro dos dois, muitos anos depois, num programa de TV, quando eles revivem os bons tempos e tratam do que aconteceu nesse intervalo que os separou.
GRAN TORINO (2008 – Estados Unidos e Austrália), uma pensata sobre a tolerância. Clint dirige e interpreta Walt Kowalski, metalúrgico aposentado, que mora em um bairro empobrecido em Detroit. Gran Torino é o Ford 1972 que Kowalski guarda na garagem. Veterano da Guerra da Coreia, ele detesta seus vizinhos hmong, etnia asiática que apoiou os EUA na Guerra do Vietnã, foi perseguida após o conflito e, em boa parte, fugiu para o Ocidente. A ação do filme nasce dessa convivência entre o americano racista e rancoroso e os asiáticos da porta ao lado.
HANAMI, CEREJEIRAS EM FLOR (2008 – França e Alemanha), a cumplicidade de um amor maduro. Rudi, marido de Trudi, tem uma doença terminal. Sem o acolhimento dos filhos, o casal parte para uma viagem de resgate do passado. Mas Trudi falece repentinamente. O viúvo então vai ao Japão para ficar com o filho e tentar realizar os sonhos e desejos de sua mulher, que sempre fora apaixonada pela cultura daquele país. Lá, Rudi mergulhado em sua solidão, percebe como impediu que Trudi realizasse seus desejos. É quando ele encontra uma menina que dança o butô perdida na cidade. Junto com ela toma o caminho do Monte Fuji, um destino simbólico da liberdade que sua esposa sempre buscara.
INVASÕES BÁRBARAS ( 2003 – França e Canadá), final feliz! Classificado com comédia dramática, o filme de Denys Arcand é bem mais do que isso. Revela o lado sombrio da medicina canadense e fata de amor como um sentimento muito mais ampla e verdadeira. À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) consegue reverter a dor da doença e o pânico diante da finitude com a ajuda do filho Sébastien (Stéphane Rousseau), até então distante e frio, das ex- mulheres e dos amigos reunidos à sua volta.
IRINA PALM (2007 – França , Reino Unido , Bélgica , Luxemburgo , Alemanha), ela descobriu habilidades impensáveis. O filme polemiza os tabus sobre sexo e velhice. Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva com seus 50 anos, que precisa conseguir dinheiro para pagar o tratamento médico de seu neto. Ela vagueia pelas ruas do Soho londrino até encontrar um aviso na porta do clube Sexy World, que procura uma “recepcionista”. Maggie consegue o emprego e logo aprende as manhas da profissão, tornando-se a estrela mais lucrativa e procurada do clube.
IRIS (2002 – Estados Unidos e Reino Unido), a luta contra o fantasma do Alzheimer. A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor de Oxford John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer. Com Judi Dench, Kate Winslet, Jim Broadbent mais. Dirigido por Richard Eyre.
LAÇOS DE TERNURA (1993), Deus escreve reto por linhas tortas…. Cinco Oscars. Esse já seria um bom argumento para assistir ao filme de James Brooks (1993 — Estados Unidos) , apesar de antigo. Conta a história de trinta anos de relacionamento entre mãe, a viúva Aurora (Shirley MacLaine) e sua filha Emma (Debra Winger). O conflito se atenua quando Emma é abandonada pelo marido e descobre que está com câncer. Ao mesmo tempo, Aurora começa a fletar com Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um ex-astronauta e paquerador.
LONGE DELA (2007 – Canadá), a dolorosa batalha contra o esquecimento. Gordon Pisent e Julie Christie formam um casal feliz, que tem a vida abalada quando ela começa a apresentar sinais de perda de memórias. A esposa fica internada numa clínica e por 30 dias sem receber visitas. Quando o marido vai vê-la, ela já não o reconhece e está afeiçoada por outro interno, o que obriga o parceiro de muitos anos a passar por seu amigo, enquanto tenta fazê-la recuperar as lembranças.
MORANGOS SILVESTRES (1957 — Suécia), road movie existencial de Ingmar Bergman. Um velho professor viaja de carro com sua nora, para ser homenageado na universidade onde lecionou por 50 anos. No caminho conhece pessoas, que o fazem reviver momentos de sua vida, marcada pela frieza e confrontar o próprio vazio de sua existência.
MORTE EM VENEZA (1971 – Itália), um angustiante caso de amor gay. O aplaudido drama de Luchino Visconti conta a história de Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde), compositor austríaco do início do século XX, que vai para Veneza buscando repouso. Mas lá, sua paixão pelo jovem Tadzio (Björn Andrésen), que representa o ideal de beleza sempre imaginado pelo compositor, faz com que o artista mergulhe num denso conflito. O relacionamento marcado pela angustia convive ainda com a chegada da cólera asiática em Veneza.
NINHO VAZIO (2008) – Espanha e Argentina), dois caminhos para viver a maturidade. Leonardo (Oscar Martínez) e Martha (Cecilia Roth) vivem a crise da meia idade quando os filhos deixam a casa e a vida profissional perde vigor. Ela parte para novos desafios, retomando os estudos e intensificando a vida social. Ele se torna cada vez mais introspectivo. E o casamento começa a desmantelar…. Mas tudo é narrado, nesse filme de Daniel Burman, em tom de comédia.
NUM LAGO DOURADO (1981 – Estados Unidos), um elenco de tirar o chapéu Jane Fonda é a filha, que vai com o novo marido e seu enteado passar o aniversário de 80 anos do pai – vivido por Henry Fonda – na casa onde vive com sua mãe – Katharine Hepburn – junto a um belo lago. Ela acaba deixando o enteado adolescente com os pais, para viajar para a Europa. O velho e o garoto passam do choque de gerações a uma amizade sincera. Oscars para Henry e Hepburn, além de roteiro, num ótimo filme de Mark Rydell.
O AMOR NÃO ESCOLHE IDADE (2004- Estados Unidos), não adianta fugir da realidade. Dirigido por Charles Dance, o filme conta a história de um náufrago que aparece numa pequena vila litorânea da Inglaterra. Sua presença desorganiza a vida pacata dos moradores que se protegem do cenário Europa pré-guerra e, especialmente, do anti-semitismo predominante.
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (2008 – Estados Unidos), uma fábula sobre o envelhecimento. Dirigido por David Fincher, com Brad Pitt, Cate Blanchett e Julia Ormond, esse drama gira em torno de um extraordinário ser que nasceu com a aparência de alguém com oitenta anos. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que ela cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.
O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD (2011 — Reino Unido), viver o presente, até o fim. Dirigido por John Madden, é um filme divertido apesar de falar de um tema sério. O time de atores de primeira linha torna a obra imemorável: Judi Dench, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Bill Nighy, entre outros. Um grupo de aposentados britânicos decide “terceirizar” a sua aposentadoria para a Índia, menos cara e, aparentemente, exótica. Atraídos por anúncios do Hotel Marigold, eles chegam para encontrar no palácio um espelho de suas vidas. Serão transformados por essa experiência, descobrindo que a vida e o amor podem acontecer quando você deixar de viver no passado.
O FILHO DA NOIVA (2001 – Argentina), os avisos que a vida nos dá. O grande diretor Juan José Campanella soube misturar bem dramaticidade e humor nesse filme em que o protagonista vivido por Ricardo Darin é um homem de 42 anos, que dirige o restaurante fundado pelo pai, sem conseguir escapar de sua sombra. Ele tem ainda de lidar com o mal de Alzheimer da mãe, interpretada por Norma Alejandro. Após um ataque cardíaco, começa a ver a vida com outros olhos e aproximar-se de seus pais passa a ser prioridade.
O LEITOR (2009 – Estados Unidos e Alemanha), todo mundo tem um lado B! A Alemanha vivia os tempos difíceis do pós-2ª guerra. O jovem Michael Berg (David Kross) se apaixona por Hanna, uma mulher que tem o dobro de sua idade, interpretada por Kate Winslet. Um dia ela desaparece. Anos depois Berg, então estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar Hanna submetida a julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Direção, Stephen Daldry.
O QUARTETO (2012 – Estados Unidos), a melhor receita contra a velhice. Dirigido por Dustin Hoffman, a comédia dramática mostra um grupo de músicos aposentados que moram em uma casa de repouso. Quatro hóspedes, famosos cantores de ópera, decidem fazer um concerto em homenagem a Verdi. As limitações da velhice são o foco do filme, que homenageia os artistas e mostra que a terceira idade ainda tem muito a oferecer. O exemplo vem do próprio diretor que, com carreira consagrada como ator, inicia uma nova função no cinema aos 73 anos.
OS BELOS DIAS (2013 – França), a vida recomeça aos 60. Caroline acabou de fazer 60 anos. E se aposentou. Ela se apaixona por um homem trinta anos mais jovem. A história dessa dentista francesa, casada há infinitos anos, mãe de duas filhas crescidas, rendeu um dos filmes de amor mais belos dos últimos tempos. O foco não está no caso com o belo Julien. O protagonistas dessa história é o tempo e a idade. O tempo moroso de um casamento cansado. O tempo rápido e excitante de um caso de amor, o tempo que deixa suas marcas no corpo e na alma da gente. Da diretora Marion Vernoux.
PÃO E TULIPA (2000 – Itália), esqueceram de mim? Ah! que bom! Uma deliciosa comédia de Silvia Solde, conta a história de uma dona de casa esquecida pela família em restaurante de beira de estrada durante uma viagem pela Itália. Rosalba, casada desde os 21 anos, com filhos adolescente e dedicada à vida familiar, decide realizar um velho sonho de conhecer Veneza e então descobre que a vida pode ser muito melhor. Italia. Brilhante atuação de Antonio Catania, Bruno Ganz e Licia Maglietta.
TINHA QUE SER VOCÊ (2008 – Estados Unidos), quando o destino dá uma mãozinha! Tudo vai mal na vida de Harvey Shine (Dustin Hoffman), um compositor de jingles que está com o emprego em risco. Ele viaja a Londres para o casamento de sua filha e descobre que Susan escolheu o padrasto, para levá-la ao altar. Aborrecido, Harvey vai afogar as mágoas num bar. Lá conhece Kate (Emma Thompson), uma funcionária do Departamento de Estatísticas Nacionais e sua sorte muda completamente. Direção de Joel Hopkins.
TODA FORMA DE AMOR – (2010 – Estados Unidos), hora da virada! Nessa comédia dramática, tudo acontece ao mesmo tempo na vida de Oliver Fields (Ewan McGregor) uma criatura pacata que, logo após a morte da mãe, descobre que o pai (Christopher Plummer) está gravemente doente, tem câncer e… é gay. Para complicar — e forçar o rapaz a tomar posições na vida — Oliver se apaixona por uma atriz francesa Anna (Mélanie Laurent). Direção Mike Mills.
TOMATES VERDES FRITOS (1991 – Estados Unidos e Ingaterra), uma história da amizade e de amor, pra rir e chorar. Simples e encantador, o filme conta uma história sobre a amizade entre Ruth e Idgie. Trata também da coragem de superar perdas, de quebrar tabus, de enfrentar preconceitos. E as duas amigas são vítimas da antipatia dos habitantes conservadores da cidade por tratarem com igualdade todos os excluídos da sociedade. O desempenho fabuloso de Jessica Tandy, Kathy Bates, Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker fazem o script inesquecível. Direção John Avnet.
UMA HISTÓRIA REAL (1999 -França, Reino Unido e Estados Unidos), perdão e reencontros da maturidade. Um fazendeiro do interior dos Estados Unidos fica sabendo que o irmão, que não vê há 10 anos, sofreu um derrame. Decide ir até ele para reconciliar-se, dirigindo um pequeno trator por mais de 300 quilômetros. Apesar do inusitado da história, esse foi considerado o filme mais convencional de David Lynch.
UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃE (2013 – França), acertando as contas com mamãe. Vincent Lindon vive um personagem quarentão, que volta a morar com a mãe. A convivência faz rensacer conflitos mal resolvidos do passado, especialmente quando ele descobre que a mãe está doente. O drama, dirigido por Stéphane Brizé, fala de perdão e de reencontro. Também no elencon Hélène Vincent