Prazeres: azeites da Provence - Tânia Volpe - o melhor dos 50 -

Prazeres: azeites da Provence

Dicas de onde encontrar azeites originais em Paris.

Por Tanya Volpe

Você tem de conhecer. No 12ème, pertinho da Place de la Bastille, há uma pequena rua, de um quarteirão, a Antoine Vollon. Ela margeia a Square Trousseau, uma praça cheia de crianças brincando. A atração especial ali fica no número 3: uma loja que vende azeites da Provence, com amostras de diversos produtores da região, todos devidamente especificados e com descrição bem precisa de aromas. São mais de 20 opções divididas em frutados, feitos com azeitonas verdes, com azeitonas pretas e com azeitonas maduras. Os preços variam entre 7 e 8 euros.

Alguns dos azeites tem AOC, ou seja, definição de origem controlada. A vendedora é uma mulher muito linda e simpática, sempre disposta a dar boas explicações. Mas as opções são tantas e tão tentadoras que o aconselhável é pegar um folheto e refletir sobre as escolhas. Nada melhor para isso que ir ao Le Bar à Thé, ali ao lado. Sentar nas mesinhas da calçada, escolher entre as diversas opções de chás, quentes ou frios, que podem ser degustados com uma salada, um sanduíche ou pequenas gulodices, como brioches ou pain au chocolat.

 

azeites-da-provence_tanya_volpe

Bom, vamos aos azeites! Sempre acabo por escolher pelo menos um de cada tipo de azeitona (verde, madura e preta). As descrições são deliciosas! Um AOC Vallée des Baux, por exemplo, tem um sabor que remete a amêndoas, avelãs e manteiga fresca! Quero um. De um outro produtor, o azeite tem aromas de alcachofra, baunilha e avelãs. Ai, que viagem! Não consigo parar de me imaginar no coração da Provence, andando por campos de lavanda sob aquela luminosidade solar de uma tela do Van Gogh. Sem dispersão, vai! 

Os azeites estão acondicionados em embalagens de 250 ml que os conservam bem protegidos da umidade e da luz. É o que permite arriscar a provar e comprar vários, pois adoro esses azeites também para presentear os amigos. E um detalhe genial é um bico de plástico para ser acoplado à latinha do azeite depois de aberto. Essa pecinha, muito simples, é ótima porque não deixa pingar e faz com que o azeite escorra em um fio levinho (além de servir, depois, em outras latas daqui).

azeites da Provence_Tanya Volpe
Para conhecer melhor os azeites escolhidos, quando chego em casa cozinho batatas e, com elas ainda quentes, rego com o azeite, tempero com flor de sal e pronto. É comer, relembrar a viagem e começar a imaginar com o que mais aquelas maravilhas podem combinar.

Tanya Volpe

Tanya Volpe é cozinheira. Já foi e fez muitas coisas. Hoje lê, pensa e escreve sobre comida. Filosofia: Viver não é preciso, mas cozinhar e viajar…
Conheça Tanya no seu blog: http://tanyavolpe.blogspot.com.br/
Ou no Delícias & Paisagens:
http://www.deliciasepaisagens.com.br/

Première Pression – Huilles d’Olive Provence
3 rue Antoine Vollon – 12 eme

Tel : 01 53 33 03 59
Metro : Ledru-Rollin
Ouvert : Mardi / Vendredi : 11h-14h30 / 15h30-19h00 Samedi : 10h30-19h00

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *